quarta-feira, 7 de novembro de 2007

"Coimbra" ou "Abril em Portugal"


A canção "Coimbra", composta por Raul Ferrão (autor da música, sendo a letra original de José Galhardo), é a canção portuguesa de maior divulgação internacional, existindo mais de 200 gravações, em versões vocais e instrumentais, representativas dos mais díspares géneros musicais, com ênfase para o jazz, música latina e seus derivados.

A génese de "Coimbra" foi, no entanto, muito difícil. Tinha sido composta, no final dos anos 30, por Raul Ferrão, engenheiro electrotécnico nos Pupilos do Exército que dedicava o resto do seu tempo à música, para o teatro de revista. Vasco Santana terá dito "É muito triste", e a canção ficou esquecida quase uma década, até ser integrada no filme "Capas Negras" (1947), de Armando Miranda.


Com letra de José Galhardo, Alberto Ribeiro, protagonista do filme e "coqueluche dos grandes tenores da época", interpreta-a pela primeira vez para Amália Rodrigues, que fazia a sua estreia no cinema. Mas não obteve um sucesso muito significativo. O grande sucesso do filme era “Não sei porque te foste embora” de Frederico Valério.

Amália sempre gostou de “Coimbra” e, passados anos, lembrou-se de integrá-la no seu repertório. A internacionalização do tema foi fomentada pela participação de Amália Rodrigues, em 1950, nos espectáculos do "Plano Marshall", o plano de "apoio" dos EUA à Europa do pós-guerra, em que colaboraram os mais importantes artistas de cada país.


Estava em Dublin uma cantora francesa, a Yvette Giraud. Pediu a Amália a música de “Coimbra” e também de “Lisboa não sejas Francesa”, outra música de Ferrão que Amália também recuperara. E assim nasceu "Avril au Portugal", com letra de Jacques Larue, incluída no álbum "Yvette Giraud", em 1957.
 
Amália também a cantou em francês, e em traduções mais ou menos livres, de acordo com os palcos onde as suas digressões a levassem.




Amália participaria igualmente, em 1955, no filme "April au Portugal", dedicado a Portugal e às suas belezas naturais, em que interpretou "Coimbra" e "Canção do Mar", sendo o filme premiado nos festivais de Berlim e Mar del Plata.

A canção "Coimbra" começou por ser uma referência à cidade, aos estudantes, ao amor e aos seus encantos, sendo posteriormente adaptada como homenagem ao país e aos seus encantos.

Fontes: Victor Pavão dos Santos ("Amália uma biografia) / Eurico Mendes (Portuguese times) / Webring Amália Rodrigues


1 comentário:

Anónimo disse...

Mensagem para o autor do Blog
Achei o seu blog maravilhoso! gostava de por um link seu no meu blog e que voce fisesse a mesma coisa com o meu.
http://www.amalianomundo.blogspot.com/
Espero a sua mensagem
Muito obrigado! ate ja.