sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

"Canção do Mar" na Banda Sonora de "Raíz do Mal" (1995)


“Canção do Mar”, da autoria de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, foi interpretada por Amália Rodrigues, em 1955, no filme "Os Amantes do Tejo" sob o nome de “Solidão”.

Dulce Pontes também cantou uma versão desta música no seu álbum "Lágrimas" de 1993, que foi incluída na banda-sonora do filme “A Raíz do Medo” (“Primal Fear”), de 1995, realizado por Gregory Hoblit e interpretado por Richard Gere e Edward Norton.


O realizador recusara inicialmente os Gipsy Kings (grupo de música cigana de origem francesa), tendo o tema de Dulce Pontes sido proposto pelo director do departamento de música da Paramount, que ouvira a canção numa rádio local (*).

A canção é inclusive integrada na acção do filme quando o protagonista (Richard Gere) se dirige a um bar e aí ouve, pela primeira vez, a voz de Dulce Pontes.

Extracto do site "50 anos de filmes" (Brasil)

 "Um show à parte é a paixão do director ou dos produtores por Dulce Pontes. Não me lembro de nenhuma outra exposição assim tão forte, tão óbvia e gratuita, de um artista num filme americano. Toca uma música dela ("Canção do Mar") numa cena em que o advogado [Richard Gere] vai visitar um cliente, um bandido; o advogado elogia a música, o cliente elogia o bom gosto do advogado – e depois entrega-lhe o CD (e o espectador vê nitidamente a capa do disco, "Lágrimas, de 1993, [publicado] três anos antes de o filme ter sido realizado),


A cantora portuguesa foi surpreendida, pois ninguém se lembrara de a informar que a canção fazia parte do filme, tendo afirmado que "Ao princípio nem queria acreditar. Pensei que estava a sonhar".
  
(*) Existem versões distintas da forma como o tema foi incluído na Banda Sonora, pois há quem quem afirme que o tema foi proposto pelo realizador Gregory Hoblit (que ouvira a canção numa rádio local), ou pelo próprio Richard Gere (que se apaixonara pela música quando a ouviu numa loja).
Artigo na Billboard do correspondente em Portugal Fernando Tenente

1 comentário:

brt disse...

http://www.fox.pt/Southland

A versão de Dulce Pontes aparece na banda sonora da série "southland".