domingo, 27 de janeiro de 2008

Manuel Marques e as Bandas Sonoras de "Antônio Maria" (1968), "A Muralha" e "Pupilas do Senhor Reitor" (1970)


O compositor e guitarrista português Manuel Marques mudou-se para o Brasil em 1955, aos 29 anos, vindo a se tornar, durante as décadas seguintes, um dos maiores representantes da música portuguesa no Brasil.

Conhecido como o "poeta das doze cordas", em referência à viola portuguesa, Manuel Marques já estava bastante experimentado na arte de compor para novelas. «Fiz coisas muito bonitas para esta trilha [banda sonora de "Antônio Maria"]. Eles me deram a ideia da novela, então escrevi e depois fiz de acordo com aquela vontade. A repercussão foi maravilhosa», recorda-se Marques.


«Algumas foram mais marcantes. "O tema das beatas", por exemplo, tem uma característica da guitarra. Ela faz trechos engraçados, parece que são as beatas conversando. É muito interessante e diferente dos outros números. A "valsa das pupilas" é muito bem-feita. "A cor dos teus olhos" é um fado lindo que toquei recentemente na televisão portuguesa. Mas o mais importante de todos é "Ai ''Ai verdinho, meu verdinho".

Apesar da letra que "Ai verdinho, meu verdinho" recebeu, todas as faixas no disco são instrumentais. Para a execução das músicas, Manuel Marques tocou 1ª e 2ª guitarras, violão e violão baixo. Entre os demais temas, há o melancólico fado "Tema de Amália", as valsinhas "Tema do reitor" e "Guitarra, amor do fado"; e os viras "As pupilas do senhor reitor", "Tema de Manuel do Alpendre", "Tema de João Semana", "Dia de festa", "Tema de Clara e Pedro", "Tema de João da Esquina" e "Tema das crianças".


“Manuel Marques e a sua guitarra” 

O álbum “Manuel Marques e a sua guitarra”, lançado pela editora Fermata, trazia dez composições de Manuel Marques: no lado A cinco temas de “Antônio Maria” e no lado B cinco temas de “A Muralha”, baseado na obra homónima de Dinah Silveira de Queiroz.


"Pupilas do Senhor Reitor" 

A única música inédita da novela da Record "Pupilas do Senhor Reitor" era "Tema de amor em forma de prelúdio do compositor e guitarrista português Manuel Marques, que serviu como tema de abertura.

O fado foi também gravado pelo actor Sérgio Cardoso, protagonista da novela, que interpretava igualmente “Canção do Mar”. A trilha sonora incluía igualmente “Só nós dois” e “Lado a Lado” de Tony de Matos.

Fonte: "Teletema: Volume I: 1964 a 1989" de Guilherme Bryan e Vincent Villari

Trilhas sonoras complementares de Manoel Taveira

A canção "Contigo, Sim", interpretada pelo cantor português Manoel Taveira, igualmente radicado no Brasil, foi incluída numa trilha sonora completar de "Antônio Maria".

O cantor participou igualmente num pequeno papel em "As Pupilas do Senhor Reitor" e editou uma trilha sonora complementar com quatro temas.


Sem comentários: