segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

"Canção do Mar" (III) - versão de Sarah Brightman (2003)


Sarah Brightman é uma cantora inglesa, nascida em 14 de Agosto de 1960, que procura cruzar a música clássica com a música pop, sendo os maiores sucessos da sua carreira os temas “Time to Say Goodbye”, em dueto com Andrea Bocelli, e “Phantom of the Opera”, da banda sonora do musical homónimo composto por Andrew Lloyd Webber.

Em 2003, Sarah Brigthman lançou o álbum “Harem”, com forte influência árabe e “dance music”, sendo o single de avanço o tema do mesmo nome, que era uma versão de “Canção do Mar” da autoria de Frederico de Brito e Ferrer Trindade.


O álbum alcançou o nº 29 na lista de álbuns mais vendidos nos E.U.A. (com vendas na ordem dos 333.000 exemplares), enquanto que uma versão remix do tema-título alcançou os primeiros lugares das tabelas de música de dança.

Sarah Brightman e o produtor Frank Peterson escreveram a letra para a melodia da "Canção do Mar", com o objectivo de transmitir uma relação entre o som do Médio Oriente e as mais antigas inspirações do fado. A cantora não esconde mesmo o seu fascínio pelo fado de Amália: "Gosto desta canção já há muito tempo. Com esta versão quis passar a sensação de se estar numa 'noite das Arábias'. Quis passar todo o amor, o deserto, a paixão e o fogo do Médio Oriente", disse a propósito.

Fontes: Wikipedia / Correio da Manhã



1 comentário:

Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Harem_%28song%29

There are at least six more versions of "Canção do Mar": "Oye Mar" by Chenoa, and a second version by Chayanne, "Elle tu l'aimes" by Hélène Ségara, "Das Ja Zum Leben" by Milva, "Ftes esi" by Mando, and "Bargard Be Man" by Shani Rigsbee.