quarta-feira, 23 de julho de 2008

"The Conspirators" (Filme, 1944) (E.U.A.)


No final do clássico do cinema "Casablanca (1942), o líder da resistência Viktor Lazlo (intrepretado por Paul Henreid) e a sua esposa (Ingrid Bergman) descolam de avião para Lisboa.

Em "The Conspirators" (1944), Paul Henreid retoma o papel de um líder da resistência que foge da Holanda para Portugal, procurando captar a magia (e o sucesso) do filme anterior. O filme foi no entanto alvo de críticas negativas, inclusivé por Frederic Prokosch, autor do romance no qual o filme foi baseado.

Com realização de Jean Negulesco, o filme conta igualmente com interpretações de Heddy Lamarr e da dupla Sydney Greenstreet e Peter Lorre (ambos intérpretes em "Casablanca").


Sinopse:

Vincent Van Der Lyn (Paul Henreid) é um holandês, membro da resistência, que se vê forçando a viajar para Lisboa para escapar ao nazismo. Aí encontra um pequeno grupo de conspiradores, liderados por Ricardo Quintanilla (Sydney Greenstreet), que se apercebe que um dos seus colegas é um espião nazi, pelo que recorre aos préstimos de Van Der Lyn para o ajudar a identificar o traidor.

Sem comentários: