sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Symphonie Portugaise" (1949)

André Dassary foi um famoso cantor francês, nascido em Biarritz em Setembro de 1912, tendo protagonizado "Symphonie Portugaise", opereta em 2 actos (e 15 quadros), estreada em 1949, no Teatro de "La Gaite-Lyrique", em Paris, com libreto (e letras) de Raymond Vincy e Marc Cab e música de José Padilla (compositor de "Estudiantina Portuguesa").

A opereta, que esteve três anos em cena, incluía, além do tema-título, canções que ficaram famosas na época como "Pleure mon coeur" e "Le dernier chant de mon coeur", interpretadas pelo tenor André Dassary,  e "La chanson des camélias", interpretada pela soprano Germaine Rogers.


Na noite de estreia, o maestro José Padilla mereceu da da revista "Ópera" estas elucidativas palavras: “Obra de um músico perfeito”.

Portugal teve sempre uma especial atracção para este compositor que, desde a sua juventude, dedicou ao nosso país diversas obras estreadas em diferentes países: Argentina, Inglaterra, França. A sua dedicação a Portugal através da música tinha uma razão sentimental e permanente, a sua mulher era portuguesa e muitas das suas obras eram uma prova do seu amor.


Em 1958 foi estreada no Teatro de la Gaite lyrique a Opereta "Romance au Portugal", nova versão de "Symphonie Portugaise", protagonizada por Michel Dens.

Registo audio

Fontes: wikipedia / Andre Dassary / My.opera.com 

Sem comentários: