quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Cartas de amor de uma freira portuguesa" de Jess Franco (1977)

Jesús Franco Manera é um cineasta espanhol nascido em 12 de Maio de 1936 em Madrid. Trabalhou muito no estrangeiro (Europa e Estados Unidos), e é conhecido por muitos pseudónimos: Jess Franco, Clifford Brown, David Khune, ...

Ao longo de mais de quarenta anos realizou cerca de duzentos filmes, e é um dos cineastas mais prolixos, originais e iconoclastas no sub-género da série B.

Jess Franco foi o autor da mais livre adaptação para cinema das cartas de Mariana Alcoforado, no filme "Cartas de uma freira portuguesa" (também conhecido pelo seu título original "Liebesbriefe einer portugiesischen Nonne", uma vez que era financiado por capitais suíços e alemães).

O filme foi rodado em Portugal com um elenco onde se incluem Susan Hemingway (no papel de Maria Rosalea), William Berger (no papel de padre Vicente) e os portugueses Ana Zanatti (no papel de uma freira “depravada e sádica”), Victor de Sousa, José Viana, Nicolau Breyner e Herman José (como Príncipe salvador).

 O filme ficou completo em 1975, mas passou por uma série de processos de censura, até que foi finalmente editado em 1977. Foram utilizados vários locais em Portugal para a rodagem do mesmo, onde se inclui o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio do Conde de Castro Guimarães em Cascais, e o Paço Real de Sintra, vendo-se também ao longe num vislumbre no filme, o Castelo dos Mouros.

Video



Extrato de blog "My two thousand movies" (2013)

A ligação de Jesus Franco a Portugal não se resumia a Soledad Miranda, que falecera de acidente em 1970, e é em Portugal que arranja produtores e realiza filmes, muitos deles na ilha da Madeira: "Il trono di fuoco" ("The Bloody Judge", 1970), "Drácula contra Frankenstein" (1971), "Christina, princesse de l'érotisme" ("A Virgin Among the Living Dead", 1971), "La maldición de Frankenstein" ("Erotic Rites of Frankenstein", 1972), "Quartier de femmes" (1972), "Les Glutonnes" (1973), "Al otro lado del espejo" (1973), "Les démons" (1973), "La Comtesse Noire" ("Female Vampire", 1973), "Maciste contre la reine des Amazones" (1974), "Un capitán de quince años" (1974), "Die Marquise von Sade" (Doriana Gray, 1976) e "Linda" (1980),  entre muitos outros.

Neste campo, um destaque para a polémica criada por "Die Liebesbriefe einer portugiesischen Nonne" ("Cartas de Amor de Uma Freira Portuguesa", 1976), rodado em monumentos e com a participação de futuras vedetas nacionais.

Os adjectivos, mau e pornográfico, utilizados para o descrever fazem parte de um mito que uma reportagem recente da SIC pouco fez por esclarecer. Não é um dos melhores filmes de Franco, mas foi penoso ver os jornalistas e as ditas estrelas a questionarem a qualidade do filme e mal agradecidos, sem terem em conta o culto internacional que lhe é dirigido.

Fontes/Mais informações: My two thousand movies / IMDb / Caminheiro de Sintra / SIC notícias / captomente (imagens)





1 comentário:

3ff disse...

http://www.facebook.com/media/albums/?id=100000950887194

Sonnets
Matisse
Anna Abreu