terça-feira, 19 de outubro de 2010

“My son” de Edwin Carewe (1925)


Numa pequena aldeia piscatória de Nova Inglaterra, habitada maioritariamente por imigrantes portugueses, vive Ana Silva (a actriz russa Alla Nazimova) que possui um armazém de comércio ("general store") que pretende que seja a "fonte de sustento" do seu filho Tony (Jack Pickford).

Tony namora com Rosa Pina, mas deixa-se envolver por Betty (Constance Bennett), a filha de uma família rica que passa as férias de Verão na Nova Inglaterra.

O jovem rouba um colar de diamantes à família de Betty para financiar uma viagem a Nova Iorque com Betty.

Ana descobre o que o Tony fez e confronta-o com o sucedido. O jovem tenta fugir, mas a mãe bate-lhe na cabeça com uma pá, deixando-o inconsciente. Mas pede ajuda ao capitão Joe Barmby, que ajuda Tony a fugir do Xerife em companhia de Rosa.

Fontes/mais informações: All movie guide / "Ethnicity in American Feature Films, 1911-1960" (American Film Institute catalog) / Films of Constance Bennett / Imdb


Peça de teatro

O filme (ainda do período do cinema mudo) foi baseado numa peça em três actos, com o mesmo título, da autoria de Martha M. Stanley.

A peça foi estreada no Princess Theatre em 17.09.1924, tendo um total de 278 apresentações até Maio de de 1925.

A personagem Ana Silva foi interpretada pela actriz Joan Gordon. Curiosamente o nome do filho, na peça de teatro, é Brauglio Silva e não Tony.

Fonte: Idbd

Sem comentários: