quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“O Tigre dos Mares” de Howard Hawks (1932)

"O Tigre dos Mares" é baseado em “Tuna”, um conto não publicado, de Houston Branch, e na peça “They Knew What They Wanted” de Sidney Howard.

Realizado por Howard Hawks, no mesmo ano de “Scarface”, uma das suas obras primas, “Tiger Shark” (no original) retrata o universo dos pescadores portugueses de atum radicados em San Diego (California). Mike Mascarenhas (o famoso actor Edward G. Robinson) é, nas suas próprias palavras, o maior pescador do Oceano Pacífico.

Mike perdeu uma mão quando salvou o seu colega Pipes Boley de um tubarão. Mais tarde um membro da sua tripulação, Manuel Silva (William Ricciardi), cai ao mar e é morto por tubarões que seguiam o barco. É Mike que vai transmitir as más notícias a Quita (Zita Johann), filha de Manuel.


Solitário e sem grande sucesso junto do sexo feminino, Mike começa por ajudar Quita e acaba por se apaixonar pela jovem. E é esse o seu primeiro grande erro.

Mike pede-a em casamento e Quita, apesar de não o amar, aceita como agradecimento pela sua generosidade. Mas Quita vai-se apaixonar por Pipes Boley, que é padrinho do seu casamento.

Quando Quita acompanha os homens num barco de pesca, Mike descobre o envolvimento entre Quita e Pipes. “Roído” de ciúmes, Mike empurra Pipes para um mar cheio de tubarões, mas é Mike que acaba por morrer quando o seu pé fica preso e o seu corpo é arrastado para junto dos tubarões.

Fontes: TCM / wikipedia / Imdb

Mais informações: TCM


Recepção ao filme (na década de 30)

"O Tigre dos Mares" talvez tenha sido publicitado noutros países enfatizando o pavor causado pelo tubarão. À margem, talvez uma pequena referência ao "pitoresco" da acção se desenrolar numa aldeia de pescadores portugueses.

Entre nós, "nacionalizou-se" o filme, abençoando tais americanos que um dia de Portugal se lembraram. Tínhamos então "um famoso filme americano, com um esplêndido assunto português. (...)



"Pela primeira vez na história do cinema, os produtores de Hollywood abordam um trecho que interessa profundamente às plateias que dominam o nosso idioma. A acção desenrola-se numa aldeia de pescadores portugueses com aspectos interessantíssimos da vida e faina, enquanto no mar se nos apresenta um primoroso documentário da pesca do atum, frequentemente cortada pelo aparecimento dum tubarão, "O Tigre dos Mares", que semeia o pânico e a morte entre a companha.

Para as nossas plateias, há o redobrado interesse, que reputamos verdadeiramente notável e emocionante, de se desejar assistir à cerimónia do casamento dum casal compatriota, em que o padre faz uma alocução em português puríssimo e metódico".

Fonte: Mediático (adaptado)


"O Tubarão" (Brasil)

Edward G. Robinson, conforme o gosto de Hawks, deixa de ser um sujeito lento e passa a se mostrar rápido na fala e vigoroso nos actos. Ele é um português de nome Mike Mascarenhas que tem alguns portugueses na sua tripulação também, como o senhor Manuel Silva. (Inclusive, é possível ouvir e entender algumas falas em português, que não são traduzidas e nem colocadas nas legendas que vêm com o arquivo).

Fonte/Mais informações: Ailton Monteiro (Cinediário)

Video: TCM

Imagens do filme (legendadas):  C4pt0m3nt3

Sem comentários: