terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Romance au Portugal" com música do compositor espanhol José Padilla (1958)

A Opereta "Romance au Portugal", com música de Jose Padilla e libreto de Marc Cab e Raymond Vincy, foi estreada em 1958 no Teatro de la Gaite lyrique.

"Romance au Portugal" era uma nova versão de "Symphonie Portugaise". O protagonista da opereta era o tenor francês Michel Dens que, em 1951, substituira Lou Pizarra (o famoso tenor português Luiz Piçarra) na opereta "Colorado" igualmente representada no Teatro de la Gaite lyrique.




Jose Padilla

"Symphonie Portugaise" foi estreada em Portugal em 9 de Maio de 2010 num concerto que assinalou o 50º aniversario da morte de José Padilla (1889-1960).

Natural de Almeria (Espanha), Padilla foi um dos mais populares e internacionais compositores espanhóis do século XX, tendo-se notabilizado principalmente nos domínios da música popular, de salão e no género dramático ligeiro.

Destacou-se primeiro como autor de zarzuelas, tendo assinado êxitos como "El Centurión", "La Bien Amada", "Sol de Sevilla", "La Mayorala" ou "La Bella Burlada". "La Bien Amada" fez nascer o seu maior êxito comercial de sempre: a canção "Valencia", que se tornou um cartão-de-visita da cidade levantina. (...)

Foi ainda autor de "Estudiantina Portuguesa" (1950).

Padilla casou com uma portuguesa, união de que não houve filhos. Madrid tem desde 1992 uma Casa-Museu com o seu nome e Valência prepara um Museu em sua memória.

Fonte: Bernardo Mariano, DN

1 comentário:

Blogger disse...

Mais informações em blog "Pessoas em Madrid"

http://pessoasenmadrid.blogspot.pt/2013/10/lidia-ferreira.html