quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Portuguese Soul" de Jimmy Smith (1973)


Jimmy Smith, considerado o rei do órgão Hammond, nasceu em Dezembro de 1928 e começou a tocar em 1951, tendo dado os primeiros passos no café Bohemia, em Nova Iorque. Uma sessão no clube Birdland e uma actuação no Newport Jazz Festival de 1957 foram a rampa de lançamento para a carreira do organista.

A partir daí, Smith tocou intensivamente nos anos 60 e 70 e gravou com músicos como Kenny Burrell, Lee Morgan, Lou Donaldson, Tina Brooks, Jackie McLean, Ike Quebec e Stanley Turrentine. Editou nada menos do que mais de 30 albums para a Blue Note e 20 para a Verve...

O músico norte-americano foi eleito por várias vezes melhor organista de jazz pela revista "Downbeat", a primeira das quais em 1964.


Jimmy Smith "Portuguese Soul"

Jimmy Smith passou pelos palcos do Cascais Jazz e em virtude dessa actuação editou em 1973 um disco a que deu o título de "Portuguese Soul".

Lançado pela Verve, este registo foi gravado em Nova Iorque, com uma Big band dirigida por Thad Jones.


As faixas deste trabalho são:

A1. And I Love You So"
A2. Blap"
B1. "Opening:Prologue"
B2. "1st Movement:Portuguese Soul"
B3. "2nd Movement:Ritual"
B4. "3rd Movement:Farewell To Lisbon Town"


Como tudo começou

Tudo começou às 4 da manhã de domingo, do dia 13 de Novembro de 1972, após a realização do último concerto de uma digressão europeia de três meses, em Cascais, uma pequena vila nos arredores de Lisboa.

Já tínhamos arrumado os equipamentos, mas a música não parava de se mover na minha cabeça, indo em tantas direções que eu sabia que não iria dar origem a apenas a uma ou duas canções, mas sim a uma 'suite' completa.

Apenas 2 "extractos" (lyric lines) são inspirados directamente pela digressão portuguesa: "Travelling around in Lisbon Town, beautiful sights you'll see", que faz parte do Prólogo, e "We'll come back again someday, and see things lovelier", no momento final de "Farewell To Lisbon Town".

(adaptação abreviada do texto inscrito no verso do disco "Portuguese Soul")

Fontes: Jazz no país do improviso / Van Groove express / Guedelhudos

Video: "First movement"

Sem comentários: