quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Maria de Medeiros, uma cidadã do mundo


Maria de Medeiros, filha do maestro Victorino D’Almeida, nasceu em Lisoa, mas passou a infância   em Viena, onde o pai era adido cultural, e mais tarde estudou em Paris, herdando uma multiculturalidade que faz dela uma cidadã do Mundo.

Iniciou a sua filmografia, em Portugal, com a longa-metragem “Silvestre” de João César Monteiro (1982), tendo consolidado a sua actividade com duas películas americanas: “Henry e June” (1990), de Philip Kaufman, onde contracena com Fred Ward e Uma Thurman e “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino (1994), onde actua ao lado de Bruce Willis, John Travolta e Samuel L. Jackson.

Trabalha igualmente com realizadores franceses, espanhóis, ingleses, canadianos, italianos, alemães, austríacos, japoneses, brasileiros, ...


França

Filma em França com realizadores como Chantal Ackerman, Christine Laurent, Suzanne Schiffman, Jean-Charles Tacchella, Serge Moati, Didier Le Pêcheur, Bernard Rapp, Christian de Challonges, Gérard Pullicino, John Lvoff, Patrick Braoudé, Richard Berry, Jean-Pierre Améris.

Mais recentemente actuou em fimes como "Poulet aux prunes", dos realizadores de "Persepolis",  Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi,  e "Ni à vendre ni à louer" de Pascal Rabaté.


Em França, é também intérprete de algumas séries e telefilmes, sob a direcção de realizadores como Joyce Buñuel, Robert Enrico ou Miguel Courtois, sendo uma das protagonistas da série “Vénus e Apolo” de Tonie Marshall para o canal Arte.



Brasil

Interpretou a actriz francesa Sarah Bernhardt no filme "O Xangô de Baker Street" (1999/2001) Miguel de Faria Jr., no qual contracenou com Joaquim de Almeida, e outra personagem francesa, Margherit, em "O Contador de Histórias", de Luis Villaça (2009). E realizou uma curta sobre São Paulo a pedido de Leon Cakoff.



Espanha

Está presente no cinema espanhol em filmes como “Huevos de Oro” de Bigas Luna, “O detective e a morte” de Gonzalo Suarez ou “Airbag” de Juanma Bajo Ulloa.



Participou igualmente na série espanhola "Cuéntame" (original da série "Conta-me como foi" que passou na RTP) no episódio "Lisboa era una fiesta", que decorre no período do 25 de Abril de 1974.



Video:  Youtube

Itália


"Cada filme é diferente e um caso particular. Em Itália, fico sempre surpreendida que me escolham, porque o meu italiano está longe de ser perfeito. Não vivo aqui, mas foi aqui que tive oportunidade de fazer alguns dos filmes mais bonitos da minha carreira. O primeiro foi certamente 'Il Resto di Niente', de Antonietta de Lillo, em 2003, também um filme de temática política sobre a revolução de Nápoles, que se deu dez anos depois da Revolução Francesa, em 1799. Interpretei o papel da portuguesa Leonor Pimentel. (...) é um filme importante, mas curiosamente não foi comprado para exibição comercial no nosso país".

Actuou igualmente nos filmes "Marlene de Sousa" Tonino de Bernadi (2004) e "Riparo" de Marco Simone Puccioni (2007).



E.U.A.

Nos Estados Unidos, Maria protagoniza grandes produções como “Henry & June”, de Philip Kaufman ou “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, mas também representa em filmes independentes.


 "Henry & June" (1990)

“Mas de que planeta veio você ?” , perguntou o realizador Philip Kaufman impressionado com a beleza, a calma, a sensualidade, a pureza e a perversidade desta actriz que só conhecia Anais Nin superficialmente antes de atropelar uma legião de candidatas ao papel.

A crítica lusa foi feroz, acusou o filme (que retrata a transgressora relação entre os escritores Henry Miller e Anais Nin que ocorreu em Paris entre 1931 e 1932) de erótico-chique e de melodramático (…)

Maria, com sua expressão ambígua, faz homenagem à sua origem num único momento do filme em que cita, com muita classe, para Miller, um ditado chulo de marinheiros, em português.



“Pulp Fiction” (1994)

Maria de Medeiros conheceu Tarantino num pequeno festival de cinema de autor em Avignon, França. Ele estava lá com o primeiro filme, “Reservoir Dogs” (“Cães Danados”). Voltou a encontrá-lo na Mostra de São Paulo - um festival muito maior, verdadeiro paraíso dos cinéfilos - e um dia ele enviou-lhe o guião do "Pulp Fiction".

Quando leu pensou logo: "Isto é genial, não se parece com nada." Só não podia imaginar o êxito que o filme viria a ter, porque era tão atrevido, tão filme de autor... Com uma coisa completamente fora das normas ele provou que era possível encontrar um público gigantesco.

Ele interessou-se pela actriz porque tinha visto o "Henry & June" (1990). Aliás, foi a partir desse filme que ele recrutou Maria de Medeiros e Uma Thurman. Maria de Medeiros intrepreta o papel de Fabienne, a namorada francesa de Butch Coolidge (Bruce Willis).


Música 

Maria cantou várias vezes ao longo da sua carreira de actriz em peças de teatro ou filmes, nomeadamente sob a direcção de Jérôme Savary na criação de Zazou no teatro nacional de Chaillot e mais recentemente no filme de Guy Maddin “The saddest music in the world”.

Editou dois discos: "A Little More Blue" (2007)  e "Penínsulas e Continentes" (2010).



Participou igualmente nos projectos "Rendez-vous Chez Nino Rota" (2008), CD+DVD do italiano Mauro Gioia, no qual colaboraram Adriana Calcanhotto, Martirio, Ute Lemper, Catherine Ringer, Susana Rinaldi e Sharleen Spiteri, e em "Señora (ellas cantan a Serrat)" (2009).

No disco homenagem a Nino Rota, Maria interpreta "La pappa col pomodoro", enquanto que no disco "Señora (ellas cantan a Serrat)" interpreta "Nanas de la cebolla".


Actuou igualmente no programa "Acoustique" da TV5




Prémios internacionais

•    1990 : Prémio Gérard Philipe
•    1994 : Coppa Volpi - Melhor actriz no Festival de Veneza no filme português "Três irmãos"
•    1994 : Jaguar de Oro do Festival de Filme de Cancún, México. Melhor actriz no filme "Três irmãos"
•    1996 : Prémio de carreira Phare Europe (Espanha). Alfaz del Pi.
•    1996 : Nomeação para o prémio "Génie" de melhor actriz secundária pelo filme "Le Polygraphe"
•    2000 : Grande Prémio do Festival International de São Paulo (Brasil) com o seu filme "Capitães de Abril"
•    2000 : Prémio do Público do Festival CINESSONNE com o seu filme "Capitães de Abril"
•    2000 : Prémio do Público do Festival d'Arcachon  com o seu filme "Capitães de Abril"l
•    2002 : Melhor actriz na  "Mostra Internazionale del Film di Fantascienza e del Fantastico", em Roma (Itália), pelo filme "Stranded" de Luna Ibañez (Espanha)
•    2005 : Prémios Flaiano e  Rodolpho Valentino para melhor intérprete feminina no filme "Il Resto di Niente" de Antonietta de Lillo
•    2010 :  Prémio de Carreira no Festival Ibérico de Badajoz, Espanha.

Fontes/Mais informações:  Wikipedia / Finanzalarm I online  / João César Monteiro no sapo / site oficial / Jornal do Brasil / Pipoca Moderna (Brasil) / Via dei Portoghesi (Itália) / Listal

Sem comentários: