quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Eddie Constantine em Lisboa (1960)


"Eddie em Lisboa” é um filme francês de acção e espionagem, realizado em 1960 por Pierre Monzarel, tendo como protagonista o famoso actor Eddie Constantine, que inspirou o título português.

A presença de Constantine nos seus filmes era tão marcante que vários títulos dos seus filmes utilizaram o seu nome: "Ça va être ta fête" tornou-se "Eddie em Lisboa" em Portugal, "Des frissons partout " foi intitulado "Eddie wieder colt-richtig" e "Eddie, o tromokratis ton Parision", respectivamente na Alemanha e Grécia, e "Lemmy pour les dames" foi traduzido para "Eddie ja naiset" na Finlândia.


Sinopse

Eddie Constantine interpreta o agente secreto John Larvis (ou John Lewis na versão em inglês) que se desloca a Lisboa numa missão especial para encontrar Marc Lemoine, um agente duplo desaparecido, que tem em sua posse informações importantes que lhe podem custar a sua vida.

Em Lisboa, Larvis é ameaçado por um gangue violento e envolve-se com uma jovem jornalista francesa, interpretada por Barbara Laage. O chefe dos Serviços Secretos acaba por que lhe contar que Lemoine nunca existiu. Mas tal informação não significa o fim da sua missão em Lisboa, pois é a partir daí que começam os seus verdadeiros problemas.


Rodagem em Portugal

Rodado em Lisboa, o filme tem cenas gravadas no Aeroporto de Lisboa, no Hotel Ritz e nas Avenidas Novas, sendo um dos figurantes o então jovem António Homem Cardoso, que se tornou um dos mais famosos fotógrafos portugueses das última decadas.


O sucesso de Eddie Constantine 

Filmes havia cuja publicidade girava sobretudo em torno do prestígio do protagonista principal. O seu nome, à frente da ficha artística de qualquer filme, faz esgotar as lotações, é garantia de uma acção movimentada, cheia de imprevisto, como detective corajoso, hábil em desenvencilhar-se das armadilhas dos bandidos que persegue (...)


Como Eddie Constantine mudou a vida do fotografo Homem Cardoso

António Homem Cardoso tinha 14 anos, quando ia a passar na Praça de Touros de Algés e reparou numas luzes. Como era de dia achou estranho e resolveu aproximar-se. Era um filme que estava a ser rodado. Os actores principais eram Eddie Constantine e Bárbara Laage.

A simpatia pelo jovem de tenra idade foi imediata e durante todo o tempo de gravações passou a sair sempre com eles. "Eles simpatizaram comigo, convidaram-me para figurante e mascote e pagaram-me 1363 escudos, uma fortuna na altura".

No final Eddie Constantine ofereceu-lhe a sua máquina fotográfica, acto que revolucionou a vida de António para sempre. A partir desse momento começou a tirar fotografias, o seu trabalho começou a agradar as pessoas e pensou que poderia fazer desse passatempo a sua profissão e continuar o seu ritmo de vida, livre.

Fontes: imdb / ideias de rua / adrimag / mediatico / kisskiss

1 comentário:

Blogger disse...

"A lisbonne" filme de 2000

http://php88.free.fr/bdff/image_film.php?ID=10549&p=film