sábado, 15 de novembro de 2014

Jerry Lewis "...em Londres" (1968) e em Lisboa (1969)


Muitos já vieram filmar a Lisboa mas poucos o fizeram bem. Jerry Lewis tem dois filmes parcialmente rodados em Portugal: "Hook, Line And Sinker” (“Jerry, Pescador de Águas Turvas”) e “Don’t Raise the Bridge, Lower the River” (“Jerry em Londres”).

Parte da rodagem do filme “Hook, Line and sinker”,realizado por George Marshall, decorreu em Lisboa, Loures e Sesimbra.

O repórter do DN explicava, na edição de 12 de Junho de 1968, que a equipa da Jerry Lewis Productions tinha iniciado as filmagens de algumas cenas da película em Loures.

O actor tinha descido da suite dez minutos depois das sete da manhã. "Alto, talvez mais do que aparenta nos filmes, com um ar repousado e algo superior, Jerry foi 'assaltado', imediatamente, pelos grooms do [Hotel] Ritz, aos quais distribuiu, maquinalmente, sem dizer uma só palavra, uma série de autógrafos." A empatia entre o actor americano e o jornalista português não podia ser menor.

"Tentámos então conhecer o argumento de 'Hook, Line and Sinker' e das razões da escolha do nosso país para a filmagem de algumas sequências. Mas Jerry, pelos vistos, não é grande conversador", lamentava o autor do texto.


Da publicidade do filme e do filme

"A vida louca de Jerry ! Pesca em alto mar em Acapulco ! Cha-cha-cha em Montego Bay ! A vida em festa em Portugal"

“Desistiu da pesca e concentrou-se na dança ? Nada disso ! Ouvi falar num enorme cardume de atum no sul de Portugal. O Portugal pitoresco, à beira mar plantado. Um país lindo, com um povo trabalhador e maravilhoso, que trabalha principalmente com o peixe. Uma exportação enorme de peixe. E se julgam que aqui há gato esperem até ouvir o resto da história. É uma delícia.”


Sinopse

Peter Ingersoll (Jerry Lewis) é uma pessoa bem sucedida: tem uma casa, uma esposa, dois filhos, um cachorro e um óptimo trabalho. O seu melhor amigo e pessoa de confiança é o seu médico Scott Carter (Peter Lawford). Após Peter efectuar um exame médico, Scott comunica-lhe, inesperadamente, que a sua vida está com os dias contados.

Peter fica chocado e sem saber o que fazer, mas acaba por seguir o conselho da sua esposa Nancy (Anne Francis) que lhe sugere que aproveite esse tempo que lhe resta para viajar e principalmente pescar, que era o que há tempos Peter queria fazer. Em pouco tempo, Peter, sem se aperceber, fica com uma dívida de 100 mil dólares, pois utilizou o cartão de seguro de vida da empresa onde trabalhava.

Enquanto Peter está em Portugal, Scott entra em contato com ele para lhe informar que o resultado do exame estava errado e que adfinal ele não iria morrer tão cedo. A reação de Peter acaba, no entanto, por ser mais inesperada do que a que teve quando ele recebeu o falso resultado, pois não sabe como poderá pagar uma dívida de 100 mil dólares.


Opinião de Eurico de Barros (DN 2013)

Há uma péssima comédia de 1969 chamada "Jerry, Pescador de Águas Turvas", em que a personagem principal, interpretada por Jerry Lewis, pensa sofrer de uma doença terminal, e vem a Lisboa pensar na vida. Não só a cidade é filmada de forma absolutamente indiferente, como os lisboetas aparecem a falar espanhol, o que à altura fez com que a fita fosse sonoramente vaiada cá.



Curiosidade

Durante a rodagem, surgia no local o presidente da Câmara de Loures, a quem Stabile (secretário de Jerry Lewis) ofereceu "um isqueiro com o nome e uma caricatura de Jerry Lewis". E ali mesmo, "através de um cachet de 50 escudos e um maço de cigarros, uma carroça, puxada por um cavalo, entrou como figurante no filme". Outros tempos, outras fitas.

Fontes "Hook, Line and Sinker": Diário de Notícias (1968 e 2009) / wikipedia / youtube / captomente / filmow



"Jerry em Londres" 

Em “Jerry em Londres”, George Lester (Jerry Lewis) é um americano que vive em Londres (e não chega a vir a Portugal). A sua maior paixão é planear esquemas de enriquecimento rápido. Mas isso acaba por o prejudicar, uma vez que a esposa, Pamela (Jacqueline Pierce), ameaça pedir o divórcio. O vigarista Willy Homer (Terry Thomas), no entanto, pretende ajudar George a ganhar dinheiro de forma fácil vendendo planos para um grupo de árabes.

O esquema passa por Lisboa. Os planos estavam nos dentes e George sugere que Willy localize um dentista português desonesto. O Dr. Stink sugere o Dr. Joseph Pinto (John Bluthal), um dentista mulherengo, que acaba por os enganar.


Fontes "Hook, Line and Sinker": Diário de Notícias (1968 e 2009) / wikipedia / youtube / filmow

Fontes "Don't Raise ...": DVDTV / wikipedia 2 / Youtube

 
 
 

Sem comentários: