sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Salvador Sobral conquista a Europa com "Amar pelos Dois" (13-05-2017)

 

Quando foram anunciados os pontos do televoto para a canção da Bulgária não havia já dúvida possível: Portugal ganhava o Festival da Eurovisão. E fazia-o com a mais improvável (…) das canções “Amar pelos Dois”, composta por Luísa Sobral, com arranjo de Luís Figueiredo e interpretada de forma sublime por Salvador Sobral, tinha já arrebatado o voto do júri dos 42 países presentes, igualando o recorde de classificações máximas (os míticos “twelve points”) que pertencia até aqui à sueca Loreen, obtido em 2012 com “Euphoria”.

Mas naquele momento em que se sabia que a canção búlgara (“Beautiful Mess”, interpretada pelo muito jovem Kristian Kostov) ficava em segundo lugar no televoto, à canção de Salvador Sobral cabia também o primeiro lugar no voto popular, arrebatando um total de 758 pontos nunca antes visto na Eurovisão.


A canção, que conquistou a pontuação máxima no televoto na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Islândia, Israel, Lituânia, Noruega e Suíça, era uma das raras que se apresentavam em Kiev na sua própria língua. O mesmo sucedia com a bielorussa e a búlgara, além claro dos temas provenientes dos países que têm o inglês como língua-mãe.

Até Espanha e França rendiam parte da sua letra ao inglês … Mas a cantar na mesma língua em que de noite sonha, Salvador Sobral fez a diferença. E inscreveu um episódio marcante na história, tanto do Festival da Eurovisão como da exposição internacional da música portuguesa. (…)

Fonte: Nuno Galopim em “Revista Blitz” (adaptado)


Curiosidades

Portugal era o país concorrente que há mais tempo participava no festival sem nunca ter ganho (a estreia aconteceu em 1964).

"Amar pelos Dois" sagrou-se vencedora do Festival Eurovisão da Canção com a atribuição da votação máxima (doze pontos) por parte dos júris de dezoito países e pelos telespectadores de doze países.

Os irmãos Sobral arrecadaram dois dos três prémios Marcel Bezençon (que foi um dos criadores do Festival da Eurovisão) votados pelos profissionais creditados no Festival que decorreu em Kiev. Luísa Sobral obteve o prémio de Composição atribuída pelos músicos, enquanto que Salvador obteve o Prémio Artístico votado pelos comentadores.

“Amar pelos Dois” foi escolhido como tema do genérico da telenovela "Tempo de Amar", da Rede Globo.

Fontes/Mais informações: wikipedia  / bbc.com


Sem comentários: